Você sabe o que é apendicite aguda?

O Apêndice é uma formação diverticular cilíndrica, localizada no ápice do ceco, na sua porção dorsal e lateral, cerca de 2,5 cm abaixo da válvula ileocecal e mede de 8 a 10 cm. As tênias do cólon convergem para a base do apêndice, facilitando a sua localização por ocasião de procedimentos cirúrgicos. Em cerca de 16% dos casos, o apêndice está fixado em posição retrocecal.

A Apendicite Aguda é a causa mais frequente de abdome agudo inflamatório. Incide mais frequentemente entre a segunda e terceira décadas, e reconhece na obstrução do lume apendicular, por corpo estranho (fecalito) ou processo inflamatório.

A dor localiza-se inicialmente, e mais frequentemente, no epigástrio e na região periumbilical, para, posteriormente, localizar-se na fossa ilíaca direita. De caráter contínuo, piora com a movimentação, podendo acompanhar-se de náuseas e vômitos, além de febre e calafrios.

O tratamento é cirúrgico. A apendicectomia pode ser realizada pela maneira convencional, por incisão oblíqua (McBurney) ou transversal (Davis) na FID, ou por laparoscopia.

A videolaparoscopia está indicada em alguns casos específicos.

Referência: Gastroenterologia essencial, 4ª Edição.

O conhecimento da Anatomia é fundamental para diagnosticar as patologias através dos sinais clínicos observados durante a anamnese e exame físico e, também, para estabelecer o tratamento.

O Curso AnatomyGps leva o aluno a uma experiência real do conhecimento da anatomia topográfica através das aulas teóricas e práticas de dissecações com o auxílio de renomados professores. Além disso, todos terão a oportunidade de treinar em simuladores de videolaparoscopia.

 

 

 

 

Posts Relacionados

Deixar um comentário